Que o churrasco de fim de semana é o lazer preferido dos brasileiros, ninguém tem dúvida. Faça chuva ou faça sol, o churrasco é sempre uma ótima oportunidade para reunir família e amigos. Porém, muitos consumidores pecam na hora de montar o cardápio e acabam desperdiçando tempo e dinheiro com carnes que não são ideais para churrasco.

Comprar uma boa carne é o primeiro passo para fazer um bom churrasco. O consumidor deve tomar vários cuidados na hora da compra. Cortes como picanha, contra-filé e maminha, que possuem camadas de gordura sobre toda a peça, são as melhores carnes para churrasco. Já outros tipos de corte, que chamam muita atenção e parecem ótimas opções, como o filé mignon e o coxão mole, se tornam verdadeiras armadilhas se levados a churrasqueira.

Carne para Churrasco (Foto: Reprodução)

Carne para Churrasco (Foto: Reprodução)

Como dito anteriormente, carnes com gordura são sempre as melhores carnes para churrasco. A regra geral é optar por peças cobertas com uma camada uniforme de gordura, que pode variar entre 2 e 5 centímetros de espessura, dependendo do tipo de corte. Lembre-se que carnes magras podem ser sinal de gado velho ou doente. Fique atento também ao marmoreio, que é aquela gordura que fica entremeada por todo a peça. Quanto mais marmoreio, mas dura a carne.

Não se esqueça de analisar as condições de cor, cheiro e resfriamento da carne. Carnes dotadas de um vermelho vivo, nem muito escuro, nem muito claro, costumam ser as melhores. Antes de comprar, verifique se a refrigeração está adequada, peça também para apalpar a carne e aproveite para sentir o cheiro. Na dúvida, procure em outro açougue.

Carnes para Churrasco

  1. Picanha
  2. Alcatra
  3. Costela
  4. Contra-filé
  5. Maminha
  6. Fraldinha
  7. Cupim
  8. Ponta do Peito
  9. Calabresa Toscana

Picanha

Carnes para Churrasco - Picanha

Com um sabor inconfundível, a picanha é sem sombra de dúvidas a carne mais desejada em um churrasco. Possui macies média e deve ser comprada em peças de no máximo 1,5 kg. O consumidor deve valorizar a picanha com gordura branca, de no máximo 2 cm de espessura, cobrindo toda a peça. Também é importante escolher peças com pouco marmoreio.

O ideal é temperar a picanha apenas com sal grosso, para valorizar o sabor da carne. Na hora de levar ao fogo, bifes de no máximo 3 cm de espessura, fora a gordura, assam melhor. É importante não deixar a picanha passar do ponto, pois uma carne bem passada pode ficar muito dura.

A picanha pode ser assada em fogo médio ou preparada na chapa.

Alcatra

Carnes para Churrasco - Alcatra

Assim como a picanha, a alcatra também é uma carne muito desejada em churrascos. Trata-se de uma carne muito macia e saborosa, que também deve ser temperada apenas com sal grosso para valorizar seu sabor.

Na hora de levar ao fogo, o ideal é cortar a alcatra em bifes grandes, de no máximo 3 ou 4 cm de espessura, fora a camada de gordura. Outra ótima opção é assar a carne no espeto, em cubos de no máximo 6 cm quadrados de espessura.

Costela

Carnes para Churrasco - Costela

A costela é para aqueles que gostam de colocar as mãos na massa. Sem muito segredos, a peça ideal é aquela que conta com uma camada de gordura branca ou amarelo claro entre 2 e 3 cm de espessura. Assar em fogo baixo deixa a costela mais suculenta.

Além da costela bovina, a costela suína também é uma ótima opção para churrasco e não deve ser descartada, pois possui sabor acentuado e inconfundível e diversifica ainda mais o cardápio do churrasco.

Contra-filé

Carnes para Churrasco - Contra-filé

O contra-filé é o pedaço mais longo da carne bovina e costuma vir recheado com uma espessa camada de gordura. Apesar de não ser tão macia quanto as outras carnes, o contra-filé pode apresentar ótimos resultados se bem preparado e assado.

O corte do bife deve ser feito na “contra-mão” das fibras e não deve ter mais de 4 ou 6 cm de espessura, fora a camada de gordura. Por ser uma carne de preparo rápido, pode ser assada em fogo baixo.

Maminha

Carnes para Churrasco - Maminha

Também é uma carne de preparo rápido e pode ser tratada da mesma maneira que o contra-filé. Porém, apresenta melhores resultados se assada a peça inteira, envoltas em papel alumínio ou celofane.

Fraldinha

Carnes para Churrasco - Fraldinha

A fraldinha possui um sabor acentuado e característico e é ideal para ser assada em pedaços longos. É uma carne que não possui espessas camadas de gordura e pode ser assada em fogo médio.

Cupim

Carnes para Churrasco - Cupim

Apesar de não ser uma carne macia, por possuir muito marmoreio, o cupim possui um sabor muito acentuado e característico. Por isso, esta sempre presente no churrasco do brasileiro.

O ideal é assar a peça inteira envolta em papel alumínio ou celofane em fogo baixo, para deixar a carne bem suculenta e o mais macia possível.

Ponta do Peito

Carnes para Churrasco - Ponta do Peito

A ponta do peito é a parte da costela que não contém ossos. É pouco conhecida em churrascos mas possui um sabor delicioso e deve ser assada em fogo baixo.

Para uma carne mais suculenta, a dica é assar a peça inteira envolta em papel alumínio ou celofane.

Calabresa Toscana

Carnes para Churrasco - Calabresa Toscana

A calabresa é a opção mais barata e não pode faltar no churrasco do brasileiro. A dica é variar nos sabores e assar a calabresa em fogo médio ou baixo para garantir uma carne mais suculenta.

Agora que você já sabe quais as melhores carnes para churrasco, não deixe de conferir qual o melhor acompanhamento para churrasco e monte um cardápio especial para seus convidados.

Não deixe também de comentar sobre sua experiência como churrasqueiro. Sua opinião é muito importante para nós e todos os outros leitores deste artigo.